top of page
  • Foto do escritorAdmin

Ser Sindico é...

Existem algumas datas comemorativas ao Dia do Síndico. No Rio Grande do Sul comemoramos no dia 16 de Dezembro. Um bom momento para homenagear e refletir sobre esta função presente e que exerce grande influência na vida de tanta gente no Brasil. Neste momento de tantas crises e dificuldades, o Síndico pode ter um papel transformador e gerar um impacto positivo para a comunidade condominial.

Ser Síndico é...


Ser Síndico é... Consciência. É vivenciar, perceber, compreender e agir de acordo sua responsabilidade perante a comunidade que representa.


Ser Síndico é... Responsabilidade. Não apenas legal, mas também, e antes tudo, a responsabilidade moral.


Ser Síndico é... Exemplo. É ter em suas atitudes o exemplo da convivência, da coerência, da honestidade e da ética.


Ser Síndico é... Criatividade. É inovar e pensar um jeito sempre mais eficiente para a solução dos problemas.


Ser Síndico é... Empatia. É agir com uma conexão com a comunidade condominial, é sobrepor suas necessidades, seus desejos em prol do bem estar da coletividade.


Ser Síndico é... Compreensão. O problema do outro, para ele sempre é um grande problema, não importa o que quão pequeno o síndico acredite ser.


Ser Síndico é... Conhecimento. E são tantos: normas, leis, finanças, contabilidade, pessoas, estrutura predial, tecnologias, gerenciamento. Ou seja, um pouco do advogado, do contador, do administrador, do psicólogo, do engenheiro, todos na mesma função.


Ser Síndico é... Zelar. É cuidar do dinheiro, das finanças, das contas, do patrimônio, da luz, da água, das área comuns, da segurança, do Regimento Interno, da Convenção, das pessoas, da vida, da saúde, da qualidade vida e do bem estar de todos.


Ser Síndico é... Realizar. É ter a capacidade realizadora de projetos, desejos e sonhos da coletividade. É fazer a coisa acontecer.


Ser Síndico é... Acreditar. Acreditar que é capaz de fazer a diferença na vida de tantas pessoas influenciadas pela sua gestão.


Ser Síndico é... Curiosidade. É investigar causas e pesquisar possíveis soluções.


Ser Síndico é... Dedicação. É dedicar seu tempo, sua energia e seus conhecimentos para um ambiente cada vez melhor para todos.


Ser Síndico é... Resiliência. É aprender a lidar com o stress. Com controle emocional, passar pelas adversidades, enfrentando-as e buscando a transformação necessária e a solução, fazendo destes momentos, momentos de aprendizagem e crescimento.


Ser Síndico é...Comprometimento. É agir com compromisso. Um compromisso intransferível que foi aceito no ato da eleição. O compromisso de zelar, gerir, realizar, solucionar. O compromisso de fazer o melhor.


Ser Síndico é... Liderança. Um líder que agrega, capaz de engajar colaboradores, moradores e fornecedores em prol de um propósito coletivo.


Talvez por isto tantos digam que...


Ser Síndico é... Vocação. É talento, é aptidão natural para buscar desenvolver tantas habilidades e buscar tantos conhecimentos, com uma enorme satisfação pelos resultados alcançados. Sim... Onde muitos veem apenas problemas, o Síndico, por vocação, vê a possibilidade de mudança e solução e quando esta chega... Ah!!!.... A satisfação, alegria e realização são grandes!! Isto que nos move.


Ser Síndico é... Humano. Sente, tem problemas e erra também, mas... Tem esta incrível capacidade, dotada apenas aos seres humanos, que é acreditar, colaborar e transformar ambientes, comunidades, sociedade e o mundo em algo melhor de se viver para todos.


Uma homenagem aos mais de 13 mil Síndicos de Porto Alegre e 180 mil no Brasil. Creio no impacto e contribuição que os síndicos trazem à sociedade, atuando como líder nas suas pequenas ou grandes comunidades, abdicando muitas vezes de suas horas de lazer e tantas vezes sem o devido reconhecimento.


Se você se identificou com o texto...Você é um Super Síndico em Ação! Parabéns!!!!


Ariane Padilha - Psicóloga/Síndica Profissional e Consultora da Fator G Condomínios

Artigo publicado na edição de Dezembro/2017 Jornal ClickSíndico

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
LOGO PROGRAMA DOMINIO COMPARTILHADO.png
bottom of page